Planos de Aula da 1ª série - EM
Disciplina: Química
Conteúdos: Estrutura Atômica
Contexto: Alimentação saudável e higiene alimentar
Autora: Soraia Oliveira
Justificativa e Descrição do projeto:
Alimento[1] é definido como tudo aquilo que, quando ingerido, serve para nutrir os tecidos e para produzir calor. Os alimentos são fontes de nutrientes essenciais para a vida. Sendo que nutrientes são substâncias químicas presentes nos alimentos. Uma das funções dos nutrientes é fornecer calor, ou seja, a energia necessária para os diversos processos que ocorrem no organismo humano. Compreender onde os nutrientes são encontrados, quais nutrientes são fornecedores de energia.
O hábito alimentar[2] é um aspecto marcante no estabelecimento de diferenças e semelhanças culturais entre os povos. Esse padrão está relacionado aos recursos ambientais e econômicos, mas também aos nutrientes. A permanência de certos hábitos alimentares é cultural, aprendida e transmitida nos núcleos familiares e nas comunidades, ambiente que hoje recebe grande influência da mídia e da agroindústria.
A escolha e o consumo de um alimento, não é só o valor nutritivo que deve ser considerado. É muito importante observar as condições de higiene em que ele se encontra. Caso contrário, o alimento pode contribuir para o aparecimento de doenças ou até mesmo levar a morte. Muitas são as recomendações adotadas antes de consumir um alimento dentre estas se podem citar: lavar muito bem as verduras, legumes e frutas, usando gotas de água sanitária e água corrente, se possível filtrada ou fervida.
Sabendo que os hábitos alimentares são de fundamental importância para uma vida saudável e através do estudo desse tema torna possível adquirir conhecimento sobre o que ingerimos para poder fazer a opção correta. E que compreender a importância da higienização (limpeza e desinfecção) dos alimentos também é fundamental. Sendo assim esse projeto tem os seguintes objetivos gerais: compreender a química como uma ciência experimental; caracterizar os alimentos como fonte de nutrientes, por meio da análise dos rótulos alimentícios; identificar os produtos e materiais utilizados na limpeza e na desinfecção diariamente; além de proporcionar o exercício pleno da cidadania.
Conceitos Principais:

Objetivos Específicos/Competências em Química:






Estratégias | Tópicos a desenvolver | Tempo |
sQuestões aos alunos ![]() | Atividade 1: Leitura e interpretação do Capítulo 4 (Peruzzo e Canto, Química vol. 2, pág. 155). O que são características: Macroscópicas? Microscópicas? | 1 aula |
![]() ![]() | Atividade 2 (Extra-classe): Cada aluno será orientado a fazer uma seleção de 10 produtos domissanitários (retirar o rótulo de um desses produtos para ser avaliado posteriormente). | |
![]() | Atividade 3: Formar grupos de cinco componentes, com o objetivo de discutir uma classificação dos produtos de limpeza. Levantamento de s como; como identificar os componentes no rótulo dos produtos de limpeza, importância da leitura do rótulo, etc. | |
sQuestões aos alunos | Atividade 4: Leitura e interpretação do texto: Íons no organismo humano (Peruzzo e Canto, Química vol. 1, pág. 72). Seguido de discussão do texto sobre a importância de uma higienização adequada para contribuir para uma alimentação saudável. | |
![]() | Atividade 5: Pesquisa na internet para colocar no blog. Seguido de realização de apresentação em slides dos itens pesquisados. ![]() ![]() ![]() | |
sQuestões aos alunos ![]() | Atividade 6: Aula expositiva sobre estrutura atômica. sComo os átomos diferem entre si? sComo os elétrons, prótons e nêutrons estão arrumados no átomo? | |
s Questões . ![]() | Atividade 7: Aula expositiva sobre configuração eletrônica. sPor que os elétrons não são atraídos para o núcleo? | |
![]() | Atividade 8: Construção de modelos atômicos em sala de aula. | 1 aula |
![]() | Atividade 9: Oficina sobre produtos de limpeza doméstica. Atividade 10 (Extra-classe): Elaboração de um relatório que deve ser entregue em uma data especificada. | |
![]() | Atividade 11: Aula expositiva contextualizando “Higiene Alimentar” Ver Manual (disponível na internet) | |
![]() | Atividade 12: Leitura e interpretação de texto: “A Química dos sabões e detergentes”, do livro Química & Sociedade. Resolução de questões. | |
![]() | Atividade 13: Exposição dos painéis, demonstração do experimento realizado em sala por um grupo de alunos. Apresentação de propostas ao líder comunitário e/ou poder público para reduzir a ocorrência de doença e ter uma alimentação saudável. É importante que nesse enceramento, tenha um ou mais alunos expondo as dificuldades na realização das tarefas e os conhecimentos adquiridos. | 1 aula |
[1] VIVEIROS, A. M. V. ; CEDRAZ, José Petronílio Lopes . Alimentos: química para a vida. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
[2] http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental2/PlanoAula_278608.shtml
Plano de aula - Estrutura atômica de Soraia J. Oliveira é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike.
Based on a work at aprenderquimica.blogspot.com.