Você sabia que vive imerso num fluido? O que podem ter em comum o óleo, o ar, o sangue, e a água de rios e mares? Todos esses elementos citados são tipos de materiais não sólidos. Uma boa característica desses materiais é que podem escoar, por isso são denominados fluidos. Além de escoar, os fluidos líquidos assumem a forma do recipiente que os contém.
Caso coloquemos um recipiente contendo 1L de óleo e outro contendo 1L de água, em uma balança de pratos iguais, perceberemos que ela não fica equilibrada, visto que o litro de água é mais pesado que o de óleo. Embora os volumes sejam iguais, fica evidenciada na balança uma diferença de massa.
Para tal explicação o professor pode levar uma música para a sala de aula, com a intenção de despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo estudado (densidade). Desta forma, devemos lembrar que o volume de uma substância depende da temperatura a que ela está submetida.
Em um primeiro momento, o professor pode iniciar o assunto colocando para os alunos uma música que envolva alguns conceitos sobre densidade, bem como o comportamento de alguns objetos imersos na água.
Música a ser utilizada:
Não queria ser o mar
me bastava a fonte
Muito menos ser a rosa
simplesmente o espinho
Não queria ser o caminho
porém o atalho
Muito menos ser a chuva
apenas o orvalho
Não queria ser o dia
só a alvorada
Muito menos ser o campo
me bastava o grão
Não queria ser a vida
porém o momento
Muito menos ser o concerto
apenas a canção
O ouro afunda no mar
Madeira fica por cima
Ostra nasce do lodo
Gerando pérolas finas
CD: Beth Carvalho - Canta o Samba da Bahia Ao Vivo - Beth Carvalho; EMI; 2006.
Após ouvir a música, o professor pode levar um recipiente com água e alguns objetos, com diferentes massas, para fazer o teste do “afunda ou não afunda”. Antes de realizar o teste, procure obter a resposta dos alunos para cada objeto analisado. Após o experimento, mostre aos alunos a relação matemática do conceito de densidade.
Caso coloquemos um recipiente contendo 1L de óleo e outro contendo 1L de água, em uma balança de pratos iguais, perceberemos que ela não fica equilibrada, visto que o litro de água é mais pesado que o de óleo. Embora os volumes sejam iguais, fica evidenciada na balança uma diferença de massa.
Para tal explicação o professor pode levar uma música para a sala de aula, com a intenção de despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo estudado (densidade). Desta forma, devemos lembrar que o volume de uma substância depende da temperatura a que ela está submetida.
Em um primeiro momento, o professor pode iniciar o assunto colocando para os alunos uma música que envolva alguns conceitos sobre densidade, bem como o comportamento de alguns objetos imersos na água.
Música a ser utilizada:
Não queria ser o mar
me bastava a fonte
Muito menos ser a rosa
simplesmente o espinho
Não queria ser o caminho
porém o atalho
Muito menos ser a chuva
apenas o orvalho
Não queria ser o dia
só a alvorada
Muito menos ser o campo
me bastava o grão
Não queria ser a vida
porém o momento
Muito menos ser o concerto
apenas a canção
O ouro afunda no mar
Madeira fica por cima
Ostra nasce do lodo
Gerando pérolas finas
CD: Beth Carvalho - Canta o Samba da Bahia Ao Vivo - Beth Carvalho; EMI; 2006.
Após ouvir a música, o professor pode levar um recipiente com água e alguns objetos, com diferentes massas, para fazer o teste do “afunda ou não afunda”. Antes de realizar o teste, procure obter a resposta dos alunos para cada objeto analisado. Após o experimento, mostre aos alunos a relação matemática do conceito de densidade.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola
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