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Professora de química que gosta de utilizar as Tecnologias de Informação e Comincação como ferramenta pedagógica.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Plano de aula - Estrutura atômica

Planos de Aula da 1ª série - EM
Disciplina: Química
Conteúdos: Estrutura Atômica
Contexto: Alimentação saudável e higiene alimentar
Autora: Soraia Oliveira
Justificativa e Descrição do projeto:
            Alimento[1] é definido como tudo aquilo que, quando ingerido, serve para nutrir os tecidos e para produzir calor. Os alimentos são fontes de nutrientes essenciais para a vida. Sendo que nutrientes são substâncias químicas presentes nos alimentos. Uma das funções dos nutrientes é fornecer calor, ou seja, a energia necessária para os diversos processos que ocorrem no organismo humano. Compreender onde os nutrientes são encontrados, quais nutrientes são fornecedores de energia.
            O hábito alimentar[2] é um aspecto marcante no estabelecimento de diferenças e semelhanças culturais entre os povos. Esse padrão está relacionado aos recursos ambientais e econômicos, mas também aos nutrientes. A permanência de certos hábitos alimentares é cultural, aprendida e transmitida nos núcleos familiares e nas comunidades, ambiente que hoje recebe grande influência da mídia e da agroindústria.
            A escolha e o consumo de um alimento, não é só o valor nutritivo que deve ser considerado. É muito importante observar as condições de higiene em que ele se encontra. Caso contrário, o alimento pode contribuir para o aparecimento de doenças ou até mesmo levar a morte. Muitas são as recomendações adotadas antes de consumir um alimento dentre estas se podem citar: lavar muito bem as verduras, legumes e frutas, usando gotas de água sanitária e água corrente, se possível filtrada ou fervida.
            Sabendo que os hábitos alimentares são de fundamental importância para uma vida saudável e através do estudo desse tema torna possível adquirir conhecimento sobre o que ingerimos para poder fazer a opção correta. E que compreender a importância da higienização (limpeza e desinfecção) dos alimentos também é fundamental. Sendo assim esse projeto tem os seguintes objetivos gerais: compreender a química como uma ciência experimental; caracterizar os alimentos como fonte de nutrientes, por meio da análise dos rótulos alimentícios; identificar os produtos e materiais utilizados na limpeza e na desinfecção diariamente; além de proporcionar o exercício pleno da cidadania.
Conceitos Principais:
*       Matéria, energia, material, substância, átomos, moléculas, elementos, substâncias (simples e compostas), limpeza, beleza, domissanitários, reações químicas.
Objetivos Específicos/Competências em Química:
*       Compreender símbolos, códigos, e nomenclatura própria da Química e da tecnologia química através da interpretação de símbolos e termos em rótulos de produtos de limpeza.
*       Ler e interpretar informações e dados apresentados com diferentes formas de linguagens ou formas de representação, por exemplo, gráfico e equações.
*       Analisar e interpretar diferentes tipos de textos científicos e tecnológicos.
*       Consultar e pesquisar diferentes fontes de informação, por exemplo, a internet.
*       Reconhecer o papel do conhecimento químico no desenvolvimento tecnológico na fabricação de produtos limpeza.
*       Reconhecer as responsabilidades sociais decorrentes da aquisição de conhecimento na defesa da qualidade de vida e dos direitos do consumidor; por exemplo, para notificar órgãos responsáveis diante de ações como fraudes em produtos alimentícios.

Estratégias
Tópicos a desenvolver
Tempo
sQuestões aos alunos
 Escrever no quadro
Atividade 1: Leitura e interpretação do Capítulo 4 (Peruzzo e Canto, Química vol. 2, pág. 155).
O que são características:      Macroscópicas?      Microscópicas?       
1 aula
*  Correção/Exercício
*  Extra-classe
Atividade 2 (Extra-classe): Cada aluno será orientado a fazer uma seleção de 10 produtos domissanitários (retirar o rótulo de um desses produtos para ser avaliado posteriormente).
*       Trabalho Manual
Atividade 3: Formar grupos de cinco componentes, com o objetivo de discutir uma classificação dos produtos de limpeza.
Levantamento de s como; como identificar os componentes no rótulo dos produtos de limpeza, importância da leitura do rótulo, etc.
sQuestões aos alunos


Atividade 4: Leitura e interpretação do texto: Íons no organismo humano (Peruzzo e Canto, Química vol. 1,  pág. 72). Seguido de discussão do texto sobre a importância de uma higienização adequada para contribuir para uma alimentação saudável.
  Pesquisa
Atividade 5Pesquisa na internet para colocar no blog. Seguido de realização de apresentação em slides dos itens pesquisados.
   * O que é um Agente Surfactante?
    O que são: Sabões? Detergentes? Desinfetantes?
     Como agem os detergentes?
sQuestões aos alunos
Discussão/Explicação
Atividade 6: Aula expositiva sobre estrutura atômica.
sComo os átomos diferem entre si?
sComo os elétrons, prótons e nêutrons estão arrumados no átomo?    
s Questões
.  Escrever no quadro
Atividade 7: Aula expositiva sobre configuração eletrônica.
sPor que os elétrons não são atraídos para o núcleo?  
 Atividade em grupo
 Atividade 8: Construção de modelos atômicos em sala de aula.
1 aula
 Trabalho Experimental
Atividade 9: Oficina sobre produtos de limpeza doméstica.
 Atividade 10 (Extra-classe): Elaboração de um relatório que deve ser entregue em uma data especificada.

 Discussão/Explicação
Atividade 11: Aula expositiva contextualizando “Higiene Alimentar”
Ver Manual (disponível na internet)

 Discussão/Explicação
Atividade 12: Leitura e interpretação de texto: “A Química dos sabões e detergentes”, do livro Química & Sociedade. Resolução de questões.

 Encerramento do Projeto
Atividade 13: Exposição dos painéis, demonstração do experimento realizado em sala por um grupo de alunos. Apresentação de propostas ao líder comunitário e/ou poder público para reduzir a ocorrência de doença e ter uma alimentação saudável. É importante que nesse enceramento, tenha um ou mais alunos expondo as dificuldades na realização das tarefas e os conhecimentos adquiridos.
1 aula



[1] VIVEIROS, A. M. V. ; CEDRAZ, José Petronílio Lopes . Alimentos: química para a vida. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
[2] http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental2/PlanoAula_278608.shtml

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