Um pouco de mim

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Professora de química que gosta de utilizar as Tecnologias de Informação e Comincação como ferramenta pedagógica.

domingo, 26 de setembro de 2010

Como Tudo Funciona (HowStuffWorks)

HowStuffWorks mostra como as coisas funcionam

Site explica milhares de assuntos em artigos claros e precisos

São Paulo, agosto de 2007 - Como funciona o motor de um carro? O que é aquecimento global? Por que um avião voa? Quais esportes são disputados nos Jogos Pan-americanos? Como funciona o iPod? Todas as respostas estão no HowStuffWorks (www.hsw.com.br), site que mostra - em bom português - como as coisas funcionam.

No site, que é fonte confiável de informação para pessoas de todas as idades que querem saber mais sobre o mundo e é um dos mais acessados dos Estados Unidos na sua categoria, o internauta conhece em detalhes o corpo humano, objetos, animais, tecnologias, fenômenos da natureza e uma lista interminável de coisas.

“São milhares de itens, organizados em categorias específicas para facilitar a navegação do usuário. Todas as explicações são feitas por professores, cientistas e profissionais especializados e reconhecidos nas suas áreas de atuação, fazendo do HSW uma fonte de informação confiável”, diz Alexandre de Freitas, CEO do HowStuffWorks no Brasil. “O conteúdo é encontrado facilmente pelos mecanismos de busca e é escrito de forma a atender a quem busca informação - não importa se é para aprender ou para comprar.”

Para facilitar a compreensão dos temas explicados, os artigos do HowStuffWorks recorrem a infográficos, imagens explicativas e animações. Os textos são bem-humorados e didáticos.

Os canais do site são: Carros, Ciência, Eletrônicos, Empresas e Finanças Pessoais, Entretenimento, Esporte, Gente, Informática, Saúde, Sua Casa e Viagem. Em cada uma dessas áreas há explicações detalhadas e fáceis de entender. “A lista de temas é gigantesca”, diz Graciliano Toni, diretor de contéudo do site. “Nenhum assunto é espinhoso demais para o HowStuffWorks explicar - e para o internauta entender.”

Há também o Guia de Compras. Escrito por especialistas independentes, mostra o que procurar em cada produto, ensina os termos usados e indica os erros mais comuns na hora da compra. “Gastar dinheiro é fácil, o problema é ter informação suficiente para tomar a melhor decisão e adquirir bons produtos, desembolsando somente o necessário”, resume Alexandre.

Outra funcionalidade interessante do HowStuffWorks é a seção “Aprenda a Fazer”, que dá dicas muito úteis a respeito de coisas cotidianas, tais como manter um ar-condicionado em boas condições, montar um computador, treinar um cachorro, manter a casa à prova de alergias ou até mesmo planejar uma dieta.

Fundado em 1998 por Marshall Brain, professor da Universidade Estadual da Carolina do Norte, o site tem crescido continuamente. Sua importância é reconhecida pelo público e pelos meios de comunicação, o que é atestado pelos diversos prêmios recebidos - como sua inclusão na lista dos “25 sites sem os quais não podemos viver”, feita pela Revista Time em 2006, e a conquista, neste mês, de duas categorias - melhor site educativo e melhor texto - do Webby Awards (o Oscar da Internet).

Com sede em Atlanta (Geórgia, nos EUA), o HowStuffWorks é desde 2003 parte do ConvexGroup, empresa de mídia e tecnologia presidida por Jeffrey Arnold. No Brasil, o quartel-general do HowStuffWorks fica em São Paulo.

Modelo de negócios

Segundo Alexandre de Freitas, o HowStuffWorks Brasil servirá de modelo de negócios em países como China, Índia e Rússia. A idéia é que a operação brasileira seja a plataforma para a expansão internacional.

O site oferece educação, informações e produtos (por meio de um shopping de comparação de preços). Seu modelo de negócios está baseado em vendas de links patrocinados, publicidade online e comércio eletrônico. Nos EUA o site tem quase 12 milhões de visitantes únicos e 60 milhões de páginas visitadas por mês. No Brasil, país que detém o recorde mundial de tempo de navegação na Internet, segundo dados do Ibope Net Ratings, a expectativa é ter uma audiência ainda maior.

A receita do HowStuffWorks no Brasil também virá da publicidade online e de parcerias com o Google e o UOL.

Sobre a HowStuffWorks.com
Fundada em 1999, a HowStuffWorks.com é uma editora online que fornece conteúdo útil, objetivo e confiável para ajudar as pessoas a entender o mundo. O premiado site da empresa atrai milhões de visitantes únicos por mês e é fonte de explicações aprofundadas, mas fáceis de entender, sobre milhares de assuntos - de ciência e tecnologia a saúde e produtos eletrônicos. Em 2005 a HowStuffWorks.com passou a deter com exclusividade os direitos para publicação online do conteúdo da Publications International, Ltd, do Consumer Guide e do Mobil Travel Guide. Com sede em Atlanta, Geórgia (EUA), a HowStuffWorks.com é subsidiária do Convex Group, que atua nos setores de mídia e tecnologia. Mais informações em www.howstuffworks.com.

Fonte: http://www.hsw.uol.com.br/como-as-coisas-funcionam-rle.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário