Um pouco de mim

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Professora de química que gosta de utilizar as Tecnologias de Informação e Comincação como ferramenta pedagógica.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ouro e Madeira (densidade)

Você sabia que vive imerso num fluido? O que podem ter em comum o óleo, o ar, o sangue, e a água de rios e mares? Todos esses elementos citados são tipos de materiais não sólidos. Uma boa característica desses materiais é que podem escoar, por isso são denominados fluidos. Além de escoar, os fluidos líquidos assumem a forma do recipiente que os contém.

Caso coloquemos um recipiente contendo 1L de óleo e outro contendo 1L de água, em uma balança de pratos iguais, perceberemos que ela não fica equilibrada, visto que o litro de água é mais pesado que o de óleo. Embora os volumes sejam iguais, fica evidenciada na balança uma diferença de massa.

Para tal explicação o professor pode levar uma música para a sala de aula, com a intenção de despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo estudado (densidade). Desta forma, devemos lembrar que o volume de uma substância depende da temperatura a que ela está submetida.

Em um primeiro momento, o professor pode iniciar o assunto colocando para os alunos uma música que envolva alguns conceitos sobre densidade, bem como o comportamento de alguns objetos imersos na água.

Música a ser utilizada:

Não queria ser o mar
me bastava a fonte
Muito menos ser a rosa
simplesmente o espinho
Não queria ser o caminho
porém o atalho
Muito menos ser a chuva
apenas o orvalho

Não queria ser o dia
só a alvorada
Muito menos ser o campo
me bastava o grão
Não queria ser a vida
porém o momento
Muito menos ser o concerto
apenas a canção

O ouro afunda no mar
Madeira fica por cima

Ostra nasce do lodo
Gerando pérolas finas

CD: Beth Carvalho - Canta o Samba da Bahia Ao Vivo - Beth Carvalho; EMI; 2006.

Após ouvir a música, o professor pode levar um recipiente com água e alguns objetos, com diferentes massas, para fazer o teste do “afunda ou não afunda”. Antes de realizar o teste, procure obter a resposta dos alunos para cada objeto analisado. Após o experimento, mostre aos alunos a relação matemática do conceito de densidade.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário