Um pouco de mim

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Professora de química que gosta de utilizar as Tecnologias de Informação e Comincação como ferramenta pedagógica.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CETAS do Horto Florestal do Cabula

NOTÍCIAS DO TRÁFICO E MEIO AMBIENTE - 2003
  
CENTRO DE TRIAGEM TEM NOVAS INSTALAÇÕES EM SALVADOR

Salvador (15/12) - Serão inauguradas nesta quarta-feira, dia 17, às 10:00 h, as novas instalações do Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, implantado pelo Ibama na área do Horto Florestal, no bairro do Cabula, em Salvador (BA).
Com a conclusão das obras iniciadas há cerca de quatro meses, pouco restou da antiga estrutura do CETAS, que se encontrava até então em completo estado de abandono. Desativado há muito tempo por falta de condições de funcionamento, o Centro de Triagem voltou a ser priorizado este ano, quando assumiu a nova administração do Ibama, dada a necessidade urgente de um espaço adequado para a locação dos animais silvestres que são encaminhados diariamente ao Órgão através de doações ou apreensões.
Hoje, a nova estrutura é composta por nove viveiros com capacidade para abrigar até 3.000 animais - especialmente aves -, construídos de acordo com as especificações técnicas vigentes, além de um módulo onde funcionarão as salas de administração, de atendimento médico veterinário e o depósito.
A cobertura de todo o complexo é feita com telhas confeccionadas com materiais reciclados e, a energia a ser usada nos viveiros é a solar. Para isso já foi implantado no local o sistema que vai gerar essa energia. A previsão é de que na primeira quinzena de janeiro esse sistema já esteja em completo funcionamento.
Segundo o Gerente Executivo do Ibama na Bahia, Julio Rocha, esse empreendimento foi realizado totalmente com recursos financeiros e doações de materiais da iniciativa privada, através de convênios celebrados com o Órgão. Foram seis parceiros colaboradores que proporcionaram a efetivação da obra que, ao todo, teve um custo de aproximadamente R$ 100.000,00.
O gerente afirma que a estrutura a ser inaugurada nesta quarta-feira representa apenas vinte por cento do complexo que o Órgão pretende implantar no local. “Nós vamos transformar a área do Horto, onde está localizado o CETAS, em um complexo sócio-educativo, objetivando a integração com as comunidades do entorno através de uma estreita relação com as escolas, abertura de trilhas na mata que é um dos últimos remanescentes de mata atlântica dentro de Salvador, construção de um centro de visitação e educação ambiental, entre outros”.
A idéia é de que no futuro o modelo do CETAS de salvador seja implantado em regiões estratégicas do Estado, visando o acolhimento, triagem, tratamento e destinação da fauna encaminhada a unidade do Ibama local. 

Um comentário:

Anônimo disse...

TENHO EM MINHA CASA UM PASSARO CHAMADO DE ARGAPONIS E NÃO SEI SE SOLTO OU SE LEVO PRA O PARQUE DA CIDADE , POR FAVOR ME AJUDEM NÃO GOSTO DE ANIMAIS PRESO( de certo caes) 71 30128136

Postar um comentário