Um pouco de mim

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Professora de química que gosta de utilizar as Tecnologias de Informação e Comincação como ferramenta pedagógica.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quais são os seus professores?

Depois de 14 anos e meio de escola, deu para conhecer professores dos mais diversos e seus métodos de ensino. Organizei abaixo uma lista com dez tipos diferentes de educadores. Confira: 
1. Professor Enturmado
Esse professor pode ter 30 ou 60 anos, mas, quando o quesito é internet, ele não fica atrás de ninguém. Tem conta em todo canto: MSN Messenger, Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, Hi5, LinkedIn… e joga FarmVille no tempo livre. Na foto de turma, dificilmente alguém o encontra; é o próprio adolescente. O mestre tem muita intimidade com os alunos, um jeito descolado e, quem sabe, até fama de baladeiro. 

2. Professor Caso Perdido

O irresponsável falta duas vezes consequentemente logo no único dia em que você tinha aula com ele. A matéria do bimestre fica mais atrasada do que menstruação de grávida. Se deixar, ele pede para o inspetor entregar as provas – e ensinar a matéria. O cara parece não ter nascido para aquilo; ou para o trabalho mesmo. Vive esquecendo dos compromissos e culpa a falta de tempo. Felizmente, espécie rara em minha vida. 

3. Professor Marido

Essa história se arrasta desde o ensino fundamental. O professor é tão bom que passa a ser visto como mais do que isso. A então menina que sonhava em casar com aquele admirável ser, agora pensa em dar uns beijinhos e amassos no atraente professor. Provavelmente a nota da prova não deve ser lá grande coisa, já que o foco da aula é outro. Faltar a tal aula é inadmissível. 

4. Professor Único

É aquele professor que demora séculos, isto é, a aula inteira na introdução do conteúdo – por mais fácil que possa ser. Nos últimos segundos, ele resolve passar dever de casa – já que não deu para exercitar durante a aula. “Página 227 e 228. Exercícios: 1, 2, 4, 5, 6, 8, 10…”. São tantos que o aluno nem se dá ao trabalho de copiar, pois sabe que não terá tempo de fazê-los. O professor único só esquece: chegamos tarde em casa, temos vida pessoal e outras matérias, que também passam dever. Além do mais, o sinal do recreio já bateu, e a fila da cantina cresce em segundos. Esse tipo normalmente é encontrado em matérias específicas. 

5. Professor Carente

Pode até não ter a ver com a matéria, mas é sempre ele quem parece uma matraca na sala de aula. Qualquer pergunta, como: “Assistiu ao filme O último tango em Paris?”, rende uma aula toda de discussão, que começa no filme e parte para outros temas. E, se o caso for extremo, mesmo depois de passar os exercícios de aula, ele continua contando a viagem a Paris. Concentração zero para o aluno. Um saco! 

6. Professor de Fundamental

Às vezes o professor do ensino fundamental pode ser encontrado fora de seu habitat, ou seja, no ensino médio. Ele é aquele cara chato que passa de mesa em mesa conferindo quem fez o dever de casa. Cada detalhe ocorrido na aula vai parar no diário de classe, com pequenas mutações, claro. Por exemplo, em vez de escrever “Fulano puxou o cabelo de Cicrana”, situação corriqueira no ensino fundamental, fica: Fulano e Cicrana ficam de namorico na aula. 

7. Professor Liberal

De espécie dificilmente encontrada em turmas do 3º ano, esse cara deixa claro “faz dever de casa quem quiser”. Pega leve com a classe e dificilmente desperta ódio ou revolta de alguém. Superquerido por todos, entende “vocês estão na melhor fase de suas vidas”. Todos querem ter aula com ele. 

8. Professor Antenado

Assim como o professor carente, ele fala de assuntos que não têm muito a ver com a sua matéria. Mas, pela importância, ele traz temas atuais para discutir com a turma, mesmo que perca uns minutinhos de sua aula. O cara está superpreocupado com a conjuntura política e econômica e, quando fala de Taxa Selic, PNDH e Ahmadinejad, os alunos chegam a ficar zonzos. 

9. Professor Soneca

Quando ele entra na sala, os alunos já estão preparados com litros de café em cima da mesa. A voz dele atua como sonífero para os ouvidos. O conteúdo lecionado não é o problema, mas: manter-se acordado. Por outro lado, a aula é aquela chance que você tem para colocar o sono em dia. Travesseiro e cobertor para a aula já! 

10. Professor Certinho

Quase em extinção, o professor certinho é aquele que faz tudo que está no manual “Como ser um bom professor”. Não gosta de gozações, apelidos, muito menos de bagunça. Fica só na formalidade e leva tudo a sério mais do que qualquer um ali. Se tiver algum lixo no lugar errado, dá uma clássica lição de moral na turma. 

Afinal, quais acima são os seus professores? Esqueci de algum tipo de professor? Se sim, conte-me.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário